A missão de tornar Cuiabá uma cidade mais arborizada está dando frutos visíveis. Cinco anos após o início dos plantios promovidos pelo Programa Verde Novo, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), em parceria com voluntários e apoiadores, o verde tomou conta dos canteiros do Complexo Viário Engenheiro José Garcia Neto.
O local, que compreende o viaduto da Avenida Marechal Deodoro sobre a Avenida Miguel Sutil, ao lado da Rodoviária de Cuiabá, está transformado, tornando-se um verdadeiro cartão-postal da capital mato-grossense.
O Verde Novo segue com o propósito de recuperar florestas urbanas e minimizar os efeitos das ilhas de calor. O programa vem promovendo plantios de árvores nativas do cerrado mato-grossense em espaços públicos, proporcionando mais bem-estar e qualidade de vida à população.
Impacto ambiental e social
A primeira grande intervenção no Complexo Viário ocorreu em 2020, com o plantio de 500 mudas nas alças de acesso ao viaduto da Rodoviária de Cuiabá. A ação contou com a participação do então juiz do Juizado Volante Ambiental (Juvam) e da Vara Especializada de Meio Ambiente (VEMA), Rodrigo Curvo, atualmente desembargador e responsável pelo programa.
Em novembro de 2024, o Verde Novo promoveu mais uma grande mobilização na região, com o plantio de 400 mudas e a distribuição de outras 100 à população local.
Além da arborização, o programa também promove conscientização ambiental. Com palestras em bairros, escolas e associações comunitárias, o Verde Novo estimula os moradores a adotarem a arborização como um compromisso coletivo.
Chame que o Verde Novo vai
A população também pode solicitar mudas pelo “Zapmudas”, um canal de comunicação que permite solicitar a presença do Verde Novo em suas comunidades.Essa interação tem ampliado o alcance do projeto, engajando cidadãos na missão de plantar e cuidar das árvores em espaços públicos.
Um futuro mais verde
A arborização tem se mostrado essencial para a melhoria da temperatura e da umidade em Cuiabá, uma cidade conhecida por seu clima quente. Os espaços urbanos recuperados pelo Verde Novo e parceiros são prova de que pequenas ações têm grande impacto na qualidade de vida população.
Verde Novo: Recuperando as Florestas Urbanas
Esta é a segunda matéria da série ‘Verde Novo: recuperando Florestas Urbanas’, que tem o objetivo de como o programa tem transformado a paisagem da capital mato-grossense, promovendo a sustentabilidade e a qualidade de vida para todos.
Parceiros
O programa é viabilizado por meio de Termo de Cooperação Técnica com municípios parceiros, em colaboração com instituições como Energisa, TVCA, Fiagril, Instituto Ação Verde e Unicred, que apoiam a doação de mudas e a execução das atividades.