A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta terça-feira (13), a Operação Speculum, voltada ao combate a crimes graves praticados por meio da internet. A ação policial ocorreu em Goiás e contou com o apoio da Polícia Civil daquele estado.
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, nas cidades de Caldas Novas e Aparecida de Goiânia, em que três mulheres foram conduzidas ao Grupo Especial de Investigação Criminal (Geic), da Polícia Civil de Goiás, em Caldas Novas.
Coordenada pela Delegacia Especializada em Estelionato e Outras Fraudes (DEEF), a operação teve como objetivo desarticular uma organização criminosa responsável pela comercialização ilegal de carteiras nacionais de habilitação (CNHs), por meio das redes sociais, especialmente o Facebook.
Os criminosos prometiam entregar documentos supostamente autênticos e registrados junto ao Detran, mas enviavam apenas cópias sem valor legal, chamado de “espelho” da CNH, ou seja, sem registro oficial, sem prontuário e sem validade jurídica.
Os golpistas usavam perfis falsos para ofertar os documentos também falsos e recrutar novos integrantes para o esquema. No local onde foi realizada a operação, foram apreendidos aparelhos celulares e um notebook utilizado na prática das fraudes.
O imóvel onde foi cumprido o mandado da Operação Speculum, também já foi alvo de outra operação realizada, anteriormente, pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), denominada Operação Jogo de Ilusão, na sua segunda fase. Tal operação visava combater crimes de pornografia infantojuvenil praticados por meio da internet, com base em provas colhidas na primeira fase da investigação.
Na ocasião, o alvo era o morador do imóvel, investigado por utilizar um perfil falso no Instagram para abordar e enganar adolescentes, inicialmente em plataformas de jogos, e posteriormente solicitando imagens e vídeos íntimos das vítimas. O indivíduo foi preso preventivamente após autorização judicial. A investigação, iniciada em abril de 2024, revelou a atuação de um maior e um menor de idade envolvidos nos crimes.
Na data de hoje, a nova ação da Polícia Civil teve como uma das conduzidas, a mãe do suspeito preso na operação realizada pela DRCI, que residia no mesmo endereço alvo das investigações e teria envolvimento com o esquema de estelionato relacionado às CNHs falsas.
Operação
O nome da operação, "Speculum", faz alusão ao termo utilizado para a parte da CNH chamada ‘espelho’, imitada de forma fraudulenta pelos investigados.