Neste dia 03 de fevereiro, mais de 310 mil alunos da rede estadual de ensino retornam às salas de aula, prontos para embarcar em novas jornadas de aprendizado. Contudo, o início do ano letivo de 2025 não é apenas um marco para os estudantes.
Vejo esse momento como uma celebração do esforço e dedicação de todos os profissionais que compõem a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), as diretorias regionais de educação, as 627 escolas da rede, parceiros, colaboradores e a comunidade. Como sempre digo: educação se faz de forma coletiva.
É imprescindível reconhecer que, por trás de cada aluno que retorna das férias escolares, há um grande time de pessoas comprometidas com a nossa educação pública. E elas não estão apenas na rede estadual. Há um verdadeiro batalhão de guerreiros da educação nas redes municipais, preparando as crianças que mais adiante estarão matriculados nas escolas estaduais.
São pessoas que se prepararam arduamente durante todo o ano para oferecer um ambiente acolhedor e estimulante, inspirando, motivando e guiando os alunos em suas descobertas para que se tornem protagonistas tanto na rotina escolar quanto em suas vidas.
Confesso que sempre me emociono no primeiro dia de cada ano letivo e, fatalmente, me vem à mente lembranças de como foi no meu tempo de ensino fundamental. Não era muito diferente de hoje. Lógico que a vida, atualmente, é mais frenética e a educação caminha lado a lado com tecnologia embarcada na sala de aula.
Considero essencial o acolhimento que fazemos em nossas escolas nessa primeira semana de aula, pois, o retorno às aulas muitas vezes de torna um momento de ansiedade e expectativa. Por essa razão, a Seduc oferta um ambiente seguro e acolhedor.
Posso garantir que esse é o primeiro passo para garantir que os alunos se sintam confortáveis e prontos para interagirem com seus colegas e professores.
As boas-vindas a todos os envolvidos na educação são mais do que merecidas.
Cada palavra de incentivo e cada gesto de carinho neste momento fazem a diferença. Afinal, a educação é um esforço coletivo e cada um de nós tem um papel importante a desempenhar nessa jornada que ora se inicia.
Pode entrar, a escola é sua!.
Alan Porto é secretário de Estado de Educação de Mato Grosso