ALFREDO DA MOTA MENEZES

Não deixar acontecer

· 2 minutos de leitura
Não deixar acontecer

Você passou pela UFMT nesses últimos tempos e deu uma olhada nos diferentes prédios do campus em Cuiabá? Aliás, nem precisa ir lá, é só conversar com pessoas sobre os prédios dessa instituição de ensino superior para constatar a concordância de que a coisa ali não anda nada boa. Não é nada dessa ou daquela administração, não é por aí. A coisa vem desde algum tempo.

Como fazer para dá uma cara mais nova e remodelada aos prédios daquela instituição? Não pode continuar assim, é ruim para quem frequenta ali e também para a imagem exterior da instituição.

O recurso que a universidade tem não daria para recuperar prédios. O orçamento já é no limite para o que tem que ser feito no cotidiano. Dinheiro teria que vir de Brasília para fazer esse enfrentamento e não vem. Não vem não somente para cá, outros lugares também sentem isso. Não é culpa desse ou aquele governo, é que tem sido assim pelo Brasil afora.

Outro dia deu uma chuva forte e ai apareceu mais ainda a situação precária da construção. Como fazer para mudar isso se Brasília nada faz? Inventar alternativas não custa nada.

Buscar recursos junto à inciativa privada? Teria grupo no estado interessado em ajudar na melhoria dos prédios? Se tiver, como fazer para receber esse auxilia sem provocar celeuma de que está fazendo isso ou aquilo para esse ou aquele grupo empresarial e que a maioria ali talvez não concorde. Poderia uma pessoa de posse assumir a remodelagem física de um especifico prédio? Isso ocorreu alguma vez em outras universidades pelo Brasil?

Enfim, como fazer para ter recursos para não permitir que a melhor casa de ensino superior do estado melhore seu aspecto externo. Existe melhora no ensino, na pesquisa e tudo mais, mas o aspecto físico da universidade está complicado.

Quem sabe vender, no bom sentido, serviço para empresas e tirar recurso para melhorar certas construções da UFMT? Muita gente ali talvez não concorde em usar  conhecimento para angariar recursos para algo que não ajudaria em novas pesquisas, somente para o aspecto físico da instituição.

A verdade é que algo deveria ser feito para ter recursos para ser usado na recuperação física no campus. Ou buscar o que outras universidades federais fizeram pelo país para manter suas construções com qualidade e até beleza física. Ou outras também passam por isso?

Ah, tem as tais das emendas parlamentares. Será que deputado ou senador não poderia destinar dinheiro especifico para esse ou aquele prédio? Tem emendas de deputados estaduais também. Quantos parlamentares estudaram ali e sabem o que está acontecendo e poderiam ajudar nessa direção? Talvez até seus filhos ou netos estejam estudando ali.

A verdade é que tem que ter algo novo para ajudar na melhoria física daquela universidade. Seja com dinheiro daqui ou de fora. Nos EUA, o que tem de recursos de fora para as universidades de lá não é brincadeira. Aqui não teria um grupo empresarial que toparia conversar sobre isso?.

Alfredo da Mota Menezes é professor, escritor e analista político