"GRANDE CAPACIDADE"

Mendes diz que Bolsonaro segue como maior líder da direita e prevê força para 2026

· 1 minuto de leitura
Mendes diz que Bolsonaro segue como maior líder da direita e prevê força para 2026

Conteúdo/ODOC - O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), afirmou em entrevista à Jovem Pan News que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mesmo inelegível, continua sendo o principal nome da direita brasileira e com grande capacidade de transferir votos para as eleições presidenciais de 2026.

“Se Bolsonaro disser que é candidato à Presidência, eu bato 30% na hora. Se apontar o Tarcísio, ele passa de 40%”, declarou Mendes, em referência ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), nome frequentemente ventilado como possível sucessor do bolsonarismo na disputa nacional.

Para Mendes, a disputa política em 2026 terá como ponto central o que chamou de “espólio do ex-presidente Jair Bolsonaro”. Ele avalia que Bolsonaro ainda exerce grande influência sobre o eleitorado conservador, mesmo com a inelegibilidade determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Apesar do otimismo com a força da direita, o governador mato-grossense também demonstrou cautela ao comentar o papel da esquerda nas próximas eleições. Segundo ele, o Partido dos Trabalhadores (PT) continua com força política significativa no país. “O governo é forte, mesmo com todos os escândalos”, disse.

Durante a entrevista, Mauro Mendes mencionou o caso do suposto esquema de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que, segundo ele, pode ter gerado um rombo de R$ 6 bilhões aos cofres públicos. O escândalo, que está sob investigação, envolve suspeitas de participação do irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).