ALLAN KARDEC

Mato Grosso no Consecti: vitória da ciência, tecnologia e inovação

· 2 minutos de leitura
Mato Grosso no Consecti: vitória da ciência, tecnologia e inovação

No último dia 28 de março, fui eleito 1º vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti). É uma vitória importante para Mato Grosso, pois coloca o Estado na condição de discutir o futuro da política para assuntos de CT&I no país.

A eleição é importante para Mato Grosso porque o Consecti é uma instância estratégica para o desenvolvimento de políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. Também permite a coordenação entre estados e União, garantindo que as ações dessa área sejam alinhadas às necessidades regionais, evitando sobreposições e otimizando recursos.

Já venho participando do Consecti nos últimos anos na condição de diretor-regional do Centro-Oeste. Agora, na condição de 1º vice-presidente, Mato Grosso tem condições de participar ainda mais ativamente da interlocução junto ao governo federal, defendendo interesses comuns dos estados em fóruns como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de CTI (CCTI).

Além disso, a participação no conselho facilita a captação de recursos (como fundos setoriais e editais) e parcerias com empresas, universidades e organismos internacionais, pois teremos ainda mais proximidade com instituições como a Finep, CNPq, Embrapii e Centros de Pesquisa, fortalecendo ecossistemas locais de inovação e empreendedorismo tecnológico.

Entre as pautas que temos a fortalecer no Consecti é o apoio à criação de conselhos, fundos e planos municipais de ciência, tecnologia e inovação pelo país, bem como fortalecimento de fundações de apoio à pesquisa e financiamento da educação profissional e tecnológica.

Além da 1ª vice-presidência, a diretoria do Conselho contará no biênio 2025/2027 com o presidente Silvio Bulhões, Mauricélia Montenegro (Pernambuco) como 2º Vice-presidente, além dos diretores regionais Edivan Andrade (Norte), Sandra Monteiro (Nordeste), Jaime Verruck (Centro-Oeste), Vahan Agopyan (Sudeste) e Aldo Bona (Sul).

É uma honra para mim ter sido eleito na diretoria, mas essa é uma vitória coletiva de todo o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação de Mato Grosso. Fazer parte do Consecti é fundamental para garantir que o Estado tenha voz ativa na política nacional de CT&I, além de reforçar a chance de promover o desenvolvimento regional sustentável e a competitividade do país em ciência e tecnologia.

Allan Kardec é secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso, 1º vice-presidente nacional do Consecti, doutor pela UFMT, membro da Academia Mato-grossense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso