LICIO MALHEIROS

Honraria justíssima

· 2 minutos de leitura
Honraria justíssima

A concessão de Comenda; é uma condecoração concedida a pessoas que se destacam em suas respectivas áreas de atuação.

A Comenda também pode ser entendida como uma honraria concedida a pessoas que se destacaram em algum tipo de atividade, como: jornalistas, artistas, políticos, empresários, esportistas entre tantos outros.

Desta feita, em comemoração ao dia do jornalista que é comemorado anualmente em 7 de abril, em que homenageia o trabalho hercúleo dos profissionais da mídia, responsáveis por apurar fatos e levar informação sobre os acontecimentos locais, regionais, nacionais e internacionais.

Em sessão especial que aconteceu no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour na noite de quinta-feira (10).

Momento em que, o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) e vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Itamar Perenha.

Foi homenageado, com a Comenda Marechal Cândido Rondon, uma das mais altas honrarias concedidas a personalidades que prestam relevantes serviços ao Estado.

Essa sessão solene, proposta pelo deputado estadual Paulo Araújo, reuniu mais de 130 profissionais da comunicação de todo o Estado, em um grande ato de reconhecimento ao papel dos jornalistas e comunicadores na sociedade.

Desta feita, o homenageado teve a honra de presidir essa sessão solene, proposta pelo deputado Paulo Araújo; representando, com honra e galhardia todos os jornalistas do nosso Estado, que se sentiram também agraciados com essa importante honraria.

A trajetória e vida do homenageado se confunde com sua luta e abnegação às vaidades pessoais, a fama, ao glamour entre outras, para dedicar-se única e exclusivamente ao jornalismo, atuando por mais de 40 anos com dedicação e exclusividade ao jornalismo Mato-grossense.

Nem tudo são flores, na condição de repórter teve que enfrentar situações complicadas, assim como acontece com a maioria dos repórteres que estão nas ruas em busca das melhores informações, porém o mesmo, através de trabalho de excelência e dedicação, acabou galgando outros degraus.

Chegou à condição de presidente do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso e vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Não foi fácil, com parcos recursos; porém, com muita luta, garra e determinação, conseguiu manter um Sindicato forte e atuante, representando bem os jornalistas e primando sempre pela construção da cidadania.  

Em sua fala, ele se descreveu da seguinte forma “Me apaixonei pelo jornalismo, ainda muito jovem, embora minha formação acadêmica tenha sido na área das exatas. Porém, o jornalismo me proporcionou experiências incríveis e sou muito grato a essa profissão que me permitiu educar meus filhos e conduzir minha vida”.

Parabéns Itamar Perenha, por ter sido agraciado com uma das Comendas mais importantes do nosso país.

A Comenda Marechal Cândido Rondon; militar e sertanista mato-grossense, nascido em Mimoso, distrito localizado no município de Santo Antônio do Leverger.

Esta importantíssima honraria feita    pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT); só vem corroborar com o brilhante trabalho desenvolvido pelo Itamar, trabalho este, que é considerado a força motriz da manutenção e desenvolvimento desse importantíssimo Sindicato.

Professor Licio Antonio Malheiros é Jornalista, Articulista e Geógrafo