ELEIÇÕES 2026

Dilmar defende permanência de Mauro no comando do UB mesmo com candidatura ao Senado

· 1 minuto de leitura
Dilmar defende permanência de Mauro no comando do UB mesmo com candidatura ao Senado
Para Dilmar Dal Bosco, governador poderá conciliar presidência da sigla com eventual disputa à senatoria em 2026

Conteúdo/ODOC - O deputado estadual Dilmar Dal Bosco afirmou que não vê necessidade de o governador Mauro Mendes (União) deixar a presidência estadual do partido para disputar uma vaga no Senado nas eleições de 2026. Segundo ele, a decisão final será tomada em reunião com a cúpula da sigla, que debaterá a reorganização interna.

Questionado sobre a possibilidade de troca no comando do União Brasil antes da eleição de 2026, Dilmar Dal Bosco avaliou que, independentemente da candidatura de Mendes ao Senado, ele poderia continuar na presidência da sigla.

"Vai depender muito da reunião que nós vamos fazer com o diretório e do entendimento. Eu acho que o governador, como candidato ao Senado, provavelmente, deve largar a liderança do partido ou a presidência [por conta própria]. Mas eu não vejo [necessidade]", ponderou o deputado.

Nos bastidores políticos fala-se da possibilidade de Mendes migrar para o Partido Liberal, de Jair Bolsonaro, a quem ele apoiou em 2022. A mudança confirmaria o senador Wellington Fagundes (PL), como candidato ao Governo e descartaria a possível candidatura de José Medeiros ao Senado, dando espaço para Mauro Mendes na disputa em 2026.

"Para mim, não teria nenhuma mudança, não precisaria fazer essa mudança. Cabe a ele sentar com o diretório estadual para definir. Não muda nada ele sendo candidato a senador e presidente do nosso partido", acrescentou Dilmar.

A cúpula do União Brasil deve se reunir nas próximas semanas para um alinhamento estratégico, o que pode levar à substituição de presidentes de diretórios municipais que não foram atuantes nas eleições de 2024. Além disso, a liderança da provisória estadual também poderá ser debatida, considerando o interesse do governador em concorrer ao Senado.