COMANDO FEMININO

Deputada de MT assume liderança da bancada feminina na Câmara Federal

· 2 minutos de leitura
Deputada de MT assume liderança da bancada feminina  na Câmara Federal
Gisela Simona assume posto com compromisso de pautar mais PLs em favor da mulher

A deputada Gisela Simona (UB-MT) assumiu, na Câmara dos Deputados, a liderança da bancada feminina do União Brasil. A federal já comanda o diretório do partido em Cuiabá e é presidente-executiva do União Mulher, em Mato Grosso.

Atuante em pautas que fazem a defesa da mulher, Gisela foi dentre outras ações relatora do 'Pacote Antifeminicídio', aprovado em 11 de setembro de 2024 na Câmara Federal. O PL nº 4.266 de 2023, que virou Lei nº 14.994, já vale em todo território nacional desde 10 de outubro do ano passado.

A nova função coloca Gisela no centro dos debates no enfrentamento à violência contra a mulher, ao representar 11 deputadas do União Brasil junto à Secretaria, Procuradoria e Observatório da Mulher. Assim, a partir de agora, ficando na linha de frente na luta para pautar projetos de lei da bancada, sobretudo, dar notoriedade às propostas que de alguma forma ajudem a mudar social e politicamente a realidade da mulher no Brasil e, em especial, em Mato Grosso.

"Assumimos função importante aqui no Parlamento para representar as mulheres brasileiras. Assim, é com muita honra e muita responsabilidade que eu assumo essa função de liderar a bancada feminina do União Brasil, na Câmara dos Deputados. Me tornando responsável por representar as 11 deputadas do União Brasil junto a bancada feminina da Câmara dos Deputados. Tenho certeza que esta é uma parceria que resultará em grandes discussões, sobretudo, em lutas para que os projetos de minhas colegas de parlamento sejam pautados nas comissões e no plenário", complementou.

O cargo da federal mato-grossense assegura uma posição estratégica à Gisela Simona. Assim, permitindo que possa influenciar pautas fundamentais para a defesa dos direitos das mulheres e na promoção da igualdade de gênero. Além de dar visibilidade às demandas femininas dentro do partido e do Congresso.

"Estou feliz com este compromisso, pois esta liderança me possibilita articular projetos de lei, negociar com outras bancadas e garantir maior representatividade feminina nas decisões legislativas. Também fortalece o protagonismo das deputadas dentro da sigla, ampliando sua voz em debates políticos e, assim, contribuindo para uma agenda legislativa mais inclusiva".

Gisela Simona igualmente destacou a importância de ser um elo das mulheres com as lideranças nacionais do União Brasil. "Também serei um elo, uma ponte importante entre o líder da bancada do União Brasil, na Câmara Federal, Pedro Lucas, juntamente com o nosso presidente nacional, Antônio Rueda. Uma missão de grande responsabilidade, mas de muita honra, pois poderemos, unidas, realizar um grande trabalho em favor de todas as mulheres brasileiras".

Além de Gisela, a deputada federal Carla Dickson (UB-RN) assumiu a coordenação-geral do Observatório Nacional da Mulher na Política.