PERCENT

Abilio tem apoio popular ao cancelar shows e priorizar serviços, diz pesquisa

· 1 minuto de leitura
Abilio tem apoio popular ao cancelar shows e priorizar serviços, diz pesquisa

Conteúdo/ODOC - Uma pesquisa de opinião realizada pelo Instituto Percent e publicada em primeira mão pelo Portal O Documento e pela TV Cuiabá mostra que a maioria da população cuiabana apoia a decisão do prefeito Abilio Brunini (PL) de não realizar festas e shows em comemoração aos 306 anos de Cuiabá.

O levantamento aponta que 63,2% dos entrevistados aprovam a medida, adotada para priorizar investimentos na limpeza pública e nas ações de tapa-buracos na cidade.

O estudo, feito com 600 eleitores entre os dias 1º e 6 de abril, revela que apenas 36,8% discordam da decisão e acreditam que a realização de eventos festivos seria uma obrigação da Prefeitura.

"As medidas de ajuste fiscal adotadas pelo Abílio são amplamente aprovadas pela população. Mais de 60% dos cuiabanos concordam, por exemplo, com a não realização de show ou festas no aniversário da cidade. Isso é um indicativo de que Abílio está com gigantesco apoio da sociedade civil organizar ", esclarece Ronye Steffan, do Instituto Percent.

A escolha do prefeito — que está nos primeiros três meses de mandato — gerou debates nas redes sociais, mas os números apontam um respaldo significativo da população. A estratégia, considerada por muitos como uma atitude de responsabilidade administrativa, reforça o discurso corte de gastos adotado pela atual gestão, que passa por um decreto de Calamidade Financeira.

A pesquisa também traz dados positivos sobre a condução do governo municipal. Abilio Brunini tem 65,9% de aprovação pessoal, enquanto 70,5% classificam sua gestão como ótima, boa ou regular. Entre os motivos citados por quem aprova o governo estão a presença constante do prefeito nas ações, o foco na saúde, a transparência e o esforço para equilibrar as contas públicas.

O levantamento tem margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.